Como Estudar (Parte 3)

09/06/2011 14:58

Organizando as atividades

O dia a dia de todo estudante é muito atarefado. Além de assistir às aulas, há muitas outras atividades a serem desempenhadas que é difícil sobrar algum tempo para o estudo. Alguns ainda precisam trabalhar e cuidar da família. O tempo parece não ser suficiente para dar conta de tudo o que se quer realizar e muitos sonham com um dia mais longo, talvez com 27 ou 30 horas, já seria o suficiente.

A realidade é que o dia tem 24 horas para todos e se você quiser se sair bem naquilo que faz, deve encaixar suas atividades dentro deste período. Entenda-se atividade como tudo aquilo é feito durante o dia de 24 horas, incluindo o ato de comer, dormir, se deslocar de uma parte para outra, etc.

Um dos segredos para se obter sucesso nos estudos é o planejamento. Umas das vantagens de se fazer um plano de estudo é que você não ficará desorientado pensando no que vai estudar e por onde começar. O estudo torna-se muito mais proveitoso e com isso você se sentirá mais motivado. O resultado é que você conseguirá aprender mais em menos tempo.

Quando não planejamos, ficamos querendo fazer tudo num dia só, porém não conseguimos e passamos a nos sentir desanimados, incapazes e frustrados. E o pior, passamos a nos atormentar com o pensamento de que não vamos conseguir estudar “tudo” antes da prova.

Mas afinal, como fazer um plano de estudos? Não há nenhum segredo. O primeiro passo é tomar lápis e três folhas de papel. Em uma delas você deve fazer um Quadro de Atividades Semanais como o que está ilustrado no arquivo seguinte.

ATIVIDADES SEMANAIS.pdf (364,8 kB)

Em outra folha você deve fazer duas listas: uma delas deve conter todas as atividades que você faz diariamente (comer, dormir, se deslocar para o local de estudo e/ou trabalho, etc.), enquanto que a outra lista deve indicar as atividades feitas em dias específicos da semana.

Na terceira folha você deve anotar cada matéria a ser estudada e para cada uma, o número e os dias em que as aulas acontecem, o tipo e as datas das avaliações, os títulos dos assuntos a serem estudados.

Agora você está pronto para preencher o quadro de atividades semanais. Distribua ao longo dos dias as atividades enumeradas na segunda e terceira folhas. Seja realista e calcule bem as horas que vai gastar em cada atividade. Não inclua atividades demais em sua agenda diária. Agora é só colocar em prática aquilo que planejou, fazer alguns ajustes, quando necessário, e estar sempre disposto a lidar com os imprevistos de forma otimista e sem reclamações.

O próximo passo é selecionar o material para estudo. A vida de um estudante deve ser uma vida de construção do conhecimento. Como toda construção, a escolha do material é um detalhe fundamental para que se obtenha um resultado satisfatório e de qualidade no final.

O melhor material para estudo é aquele que foi indicado pelo seu professor e/ou que está disponível na biblioteca de sua escola ou faculdade. Deve-se tomar muito cuidado com textos encontrados na internet. Muitas vezes esses textos não foram preparados por pessoas capacitadas para tal fim e contém conceitos equivocados que acabam confundindo a mente do estudante.

Na quarta parte desta série "Como Estudar", vamos analisar detalhadamente as vantagens e desvantagens de alguns materiais de estudo como: livros, apostilas e textos diversos, anotações feitas em sala, apresentações em Power Point, aula gravada, questionários.

(Delanie Velázquez)