Como Estudar (Parte 6)

11/12/2011 11:38

Técnicas de Leitura

Sabemos que a leitura desempenha um papel importante no processo do aprendizado. Vimos que, para desenvolver uma leitura proveitosa, é necessário evitar e controlar a dispersão e a falta de concentração, além de desenvolver uma leitura rápida e completa.

Além disso, é fundamental que o leitor conheça diferentes técnicas de leitura e saiba escolher a que melhor se adapta às suas necessidades, sendo capaz de combiná-las de forma eficiente.

Vamos apresentar, a seguir, três tipos de leitura: Leitura rápida; Leitura profunda; Leitura de comparação.

Leitura rápida.

Através dela o leitor irá fazer um exame superficial do texto, procurando captar a essência do mesmo, sem entrar em detalhes.

Essa leitura é de grande utilidade quando se tem muito material, e se dispõe de pouco tempo para ler. Por outro lado ela também se faz necessária quando se quer construir o conhecimento inicial sobre um tema novo, ou, ainda, quando se está selecionando textos para elaboração de algum trabalho.

Como fazer esse tipo de leitura? O procedimento é o seguinte: deve-se ler primeiro os títulos e subtítulos, em seguida observar as ilustrações, procurando compreendê-las. No caso de textos como artigos, monografias e teses, lêem-se também, por último, o resumo e a conclusão. Anotações devem ser feitas com os dados coletados através dessa leitura.

Leitura profunda.

Essa técnica de leitura visa levar o leitor a realizar um exame atento, aprofundando-se em determinado tema, sendo de grande utilidade durante o período de preparo para provas ou seminários, ou para qualquer situação que exija do aluno domínio sobre um assunto específico.

Para efetuar esse tipo de leitura, deve-se tomar o texto desde o seu início e lê-lo pausadamente, parágrafo por parágrafo, ou apenas algumas linhas, interrompendo a leitura e se perguntando: qual a mensagem deste fragmento do texto que acabei de ler? Que conceitos foram aqui apresentados? Eu compreendi o que acabei de ler?

Caso necessário, a leitura deverá ser repetida até que o significado do trecho lido esteja bem claro. Ao efetuar esse tipo de leitura, imagine-se no lugar de um arqueólogo à procura de um artefato antigo ou de um explorador em busca de um tesouro escondido.

Leitura de comparação.

Comparar significa examinar em conjunto, procurando identificar semelhanças e diferenças. A leitura de comparação proporciona ao leitor uma visão mais abrangente do assunto em questão por dois motivos principais: 1)cada autor tem uma visão própria do assunto, enfatizando ou omitindo certas informações; 2)o ato de comparar diferentes autores oferece à mente do leitor um número de estímulos, determinando uma maior compreensão do assunto, do que se fosse lido apenas um autor.

A leitura de comparação é obrigatória para o estudante que está elaborando monografia, artigo ou qualquer outro trabalho acadêmico ou escolar. Ela também é indicada para toda situação que exija um conhecimento profundo sobre determinado tema.

Para fazer a leitura de comparação deve-se tomar os textos a serem comparados e ir aplicando as técnicas de leitura rápida e profunda, paralelamente,  sempre destacando as semelhanças e diferenças entre os autores. Se você é iniciante na técnica de comparação, o ideal é que compare apenas dois autores de cada vez. Por exemplo, autor X e autor Y. Crie um quadro comparativo como o que é exemplificado a seguir:

 

COMPARAÇÃO

AUTOR X

AUTOR Y

FORMA DE ESTRUTURAÇÃO DO TEXTO

 

 

CONCEITOS EM COMUM

 

 

CONCEITOS DIVERGENTES

 

 

CONCEITOS EXCLUSIVOS

 

 

DIFERENCIAL DO AUTOR

 

 

 

Agora é com você!  Comece a aplicar as técnicas de leitura aqui descritas, descubra, combine e invente novas maneiras de ler. Bom estudo!