Viva Mais Leve (Parte 1)

29/01/2012 18:06

Já se passaram 29 dias do ano de 2012. Sem dúvida muitos de nós já fizemos um balanço que nos conduziu a algumas reflexões acerca do modo como vivemos em 2011 e ao estabelecimento de metas para o novo ano. Contudo, sempre é tempo para novas reflexões e planejamento. Nossa sugestão para 2012 é que neste ano tenhamos como uma de nossas prioridades a busca por viver uma vida mais leve, para poder melhor desfrutá-la.

Em seu livro “Overload Syndrome”, publicado no Brasil com o título “Como Conviver Bem Com As Pressões” pela editora Betania, o Dr. Richard Swenson apresenta o relato de sua própria experiência com as sobrecargas que o oprimiam e como ele conseguiu se libertar, redescobrindo o prazer de viver uma vida simples e com qualidade.

De acordo com seu relato, o Dr. Richard levava uma vida considerada perfeita. Ele era um médico experiente, possuía um ótimo emprego com um ótimo salário, trabalhava em um excelente consultório, seus colegas o apoiavam e seus clientes estavam muitos satisfeitos. Para completar, o Dr. Richard tinha uma família amorosa, ampla rede de amigos e uma vida religiosa e social ativa. Mas, havia algumas questões que o incomodavam:

Se sua vida era tão perfeita, como todos diziam, por que ele se sentia muito desanimado e desmotivado? Por que era tão difícil levantar da cama cedo pela manhã, as dores de cabeça eram tão intensas e frequentes, sua paixão pela medicina encolhera e ele sentia excessiva preocupação quanto ao futuro?

Diante disso, o Dr. Richard decidiu estudar a vida do Médico dos médicos, Jesus, e, desse modo, ele pôde aprender a: 1)estabelecer prioridades; 2)reconhecer e respeitar seus limites; 3)viver o momento presente; 4)deixar sempre uma “margem”.

Ao longo de seu livro, o Dr. Richard valoriza muito o conceito de margem. Para ele, MARGEM “é o espaço que deveria existir entre nossos compromissos e nosso limite, nossa vitalidade e a exaustão”. E acrescenta ainda que a “margem é o posto e o antídoto da sobrecarga.”

O Dr. Richard precebeu que precisava remodelar sua vida e deixar sempre uma margem. Sendo assim, ele teve de cancelar vários compromissos e atividades, o que ocasionou diminuição de sua renda. Contudo, ele relata que a liberdade, o tempo extra e o equilíbrio emocional adquiridos fizeram a mudança valer a pena.

Em nossa próxima postagem você confere as valiosas dicas do Dr. Richard Swenson para todo aquele que deseja manter-se saudável e desfrutar a vida plenamente.

(Delanie Velázquez)